terça-feira, 14 de outubro de 2008

ao senhor de todos dias, todas as horas, a cada minuto de nossas vidas....





Cântico a Olódùmarè


Olójó Oní mo júbà o
Olójó Oní mo júbà o
E jé mi jisè
E jé mi jisè
Ti Olódúmarè rán mi
Bi elémi kò gbà á
Bi elémi kò gbà á
Olódùmarè àse
Olódùmarè àse
Olódùmarè a rán rere
Sí i o

Tradução
Senhor deste dia, meus respeitos, eu o saúdo
Senhor deste dia, meus respeitos, eu o saúdo
Deixe-me cumprir a missão
Deixe-me cumprir a missão
Da qual Olódùmarè me encarregou
Da qual Olódùmarè me encarregou
Se o Senhor desta vida não o impedir
Olódùmarè nos dê a sua aprovação
Olódùmarè nos dê a sua aprovação
Possa Olódùmarè mandar sua bênção
Para o nosso trabalho






Pùpó àsé gbogbo!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Crônica pela Mudança!!!!






Eduardo de Òsàlá - babalorisá do Ilè Asé Omi Òrìsà

coordenador adjunto Egbe-Rs


Crônica:


Recorremos a novas mudanças.

Estamos envoltos do clima eufórico das eleições onde existem inúmeros candidatos pretenciosos a adquirirem os cargos de prefeitos e vereadores. Alguns já com currículos extensos do cargo de vereador e outros ansiosos a terem esses renomados currículos, ou melhor dizendo terem os renomados salários.

Nesse grupo não tão seleto de pessoas com olhares tão filantrópicos na busca de entrar na câmara ou prefeitura a fim de ajudar os mais afortunados, a maioria usa o mesmo vocabulário, até mesmo os mais religiosos de inúmeras crenças que interagindo com suas tribos de fé arrebanham os votos para atingir o tal intento.

No incrível exército de candidatos, alguns se munem de diversas forças de entusiasmo para aplicar em suas campanhas, soluções para problemas que nunca ninguém haviam pensado em solucionar, com táticas revolucionárias, que fariam até os mais estratégicos generais perdidos em nossa história mundial, ficarem mortos de inveja.

Uns provérbios populares de nosso cotidiano recitam o que acontece na realidade como o "hábito faz o monge", nos ludibriado em nossas telas televisivas circulam figuras a qual nunca tiveram qualquer expressão, dom ou estímulo a lutar por uma causa nobre. Mas o momento é esse, o de vestir a carapuça e ser um bom político. Simplesmente criam umas falas bonitas e tentam a sorte visando a candidatura.

O que intriga nessa incrivel corrida maluca de puros interesses nem sempre coletivos e sim individualistas, são os integralizadores das crenças, onde os neopentecostais se sobressaem, conseguem unir as suas classes e atingir os seus pontos, particularmente como adepto as religiões de matriz africana me pergunto a cada eleição, o que falta pra nós atingirmos tal intento, que seja propagado os nossos pensamentos os nossos ideais e o direito de culto sem criticas. E onde sejamos respaldados em qualquer instância política por pessoas iniciadas.

Essa reflexão não é só dita por mim aos ventos e sim por vários adeptos, poderá não ser nessa eleição de 2008, mas sei com essa conscientização que está havendo em cada canto dessas pequenas África migradas aqui para o Brasil, representada em cada casa de santo de culto africano, em haver o amadurecimento, o esclarecimento e a determinação em ter representações políticas de pessoas de nossas veias de axé. Um patamar de interesse universal é o objetivo para sermos respeitados sem diferenças e hipocresias, mas para isso creio, que tem que haver a igualdade de legitimidade, religiosidade e politica interagindo com tudo e com todos.

Uma boa eleição.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...