sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ATENÇÃO!!!

Por motivos de força maior o III Seminário Estadual de Estudos das Religiões de Matriz Africana realizado pelo Egbé Òrun Àiyé/RS está CANCELADO até segunda ordem.
OFICINA TEOLÓGICA DOS ORIXÁS acontecerá normalmente no sábado, dia 27/11, às 14h na Sede Municipal do PT (Av. João Pessoa, 785 - Centro - Porto Alegre) com o tema Orixá Oxalá.
Inscrições abertas e gratuitas.
Àṣẹ o


Bàbá Hendrix Ifáomi Silveira ti Òrúnmìlá
Dir. Pres. Egbé Òrun Àiyé/RS


sábado, 30 de outubro de 2010

III Seminário Estadual de Estudos das Religiões de Matriz Africana


APRESENTAÇÃO
O Egbé Òrun Àiyé/RS é uma associação formada em 2003 por vivenciadores da Religião de Matriz Africana do Rio Grande do Sul, sediada em Porto Alegre. É uma filial regional do Egbé Òrun Àiyé Nacional, que existe há mais de 15 anos, com sede em Curitiba, no Paraná, fundada pelo teólogo africanista e Omorixá Jayro Pereira de Jesus (Olorode Ogiyán Kalafor), Mestre em Teologia pelas Faculdades EST (São Leopoldo). Tem como objetivos refletir sobre os valores civilizatórios da cosmovisão africana e estudar pressupostos teológicos e filosóficos que estruturam e dão sentido à religião tradicional, proporcionando fundamentação para a fé dos religiosos afros, através do Projeto Oficina Teológica dos Orixás e dos Seminários que organiza, questões que versem sobre a religião afrodescendente no contexto geral da diversidade afro-religiosa do Brasil.
Seguindo o cronograma de ações, em cooperação com o Cpers, realizaremos o III Seminário Estadual de Estudos das Religiões de Matriz Africana, nesta edição com o tema “Africanidades”. As atividades estarão distribuídas ao longo de 12 horas constituindo-se em palestras, comunicações e atividades culturais artísticas.
 
Objetivos do Seminário: Fornecer embasamento teológico acerca da dinâmica ritualística do culto aos Orixás, contribuindo desta forma para que religiosos afros, militantes e interessados em geral adquiram fundamentação de cujos alicerces epistemológicos os constituam em defensores dos pressupostos e axiomas da visão de mundo africana mediante sustentação e argumentações teóricas inesgotáveis; Informar à população em geral interessada, em especial aos docentes do magistério em geral, os fundamentos teológicos e filosóficos que estruturam e dão sentido a Religião de Matriz Africana e Afro-Brasileira.


Data e Horário e Local: Dia 13 de novembro de 2010, das 9 às 21 horase 2010.
Sala 304/305 do Cpers – Av. Alberto Bins, 480 – Centro – Porto Alegre/RS

Público: Afro-religiosos (Batuque, Candomblé, Umbanda), estudantes, educadores, pesquisadores acadêmicos e público em geral.

PROGRAMAÇÃO:

9h – Acolhimento e inscrições
9h30min - Abertura
10 às 12h- COMUNICAÇÕES
12h- Intervalo para almoço
ATIVIDADE CULTURAL
13h30min – Toque aos Orixás
CICLO DE PALESTRAS
14h - Manifestações da fé nas religiões de matriz africana - Babalorixá Telmo de Yemanjá
14h30min - Debate
15h: Orixá Ori- Babalorixá Eduardo de Oxalá
15h30min - Debate
16h – "Deus" na visão Yorubá- Iyalorixá Fernanda de Oxum Docô
16h30min - Debate
VÍDEO DEBATE
17h – “A Tradição do Bará do Mercado”
18h - Debate
CONFERÊNCIA
18h30min – Escatologia nas Religiões de Matriz Africana- Prof. e Babalorixá Hendrix de Orunmila
19h30min – Debate
ATIVIDADE CULTURAL
20h – Grupo Musical "Grupo Afluentes"
ENCERRAMENTO
20h30min – Entrega dos certificados
21h- Encerramento

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES:
Copiar e preencher a ficha de inscrição, salvar em formato de documento de texto(.doc) e enviar para o e-mail egbeorunaiye@yahoo.com.br junto com o comprovante escaneado do pagamento da taxa de inscrição (ou dados do depósito a serem confirmados) ou fazer pagamento e preenchimento no local no dia do evento.
Investimento: R$ 30,00 (trinta reais)
O Pagamento é mediante depósito em conta:
Caixa Federal: 0445 013 00064510-0
Banrisul: 0026 35.820338.0-5
Todos os participantes receberão certificado de 12 horas de participação no Seminário.
Informações: 51 33547119 – 51 93178662
 

FICHA DE INSCRIÇÃO
III Seminário Estadual de Estudos das Religiões de Matriz Africana – Africanidades
Data: 13 de novembro de 2010


NOME CIVIL:....................................................................... .............................................

NOME RELIGIOSO:............................................................ .............................................

INSTITUIÇÃO/ILÊ:.............................................................. .............................................

ATIVIDADE(Afro-religioso- Babalorixá, Omorixá, Cacique, etc- , estudante, educador, pesquisador acadêmico e público em geral) :.........................................................................................................................................

CIDADE:............................................................................. .............................................

TELEFONE FIXO:.............................................................. .............................................

TELEFONE CELULAR:....................................................... .............................................

EMAIL:................................................................................. .............................................

OUTROS CONTATOS (MSN, SKYPE, ETC):..................... .............................................

COMO FICOU SABENDO DO EVENTO?........................... .............................................

QUER INCLUIR SEU EMAIL PARA RECEBER INFORMAÇÕES DO EGBÉ/RS?

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Considerações sobre as Eleições 2010

Lamentável! Mais uma vez não conseguimos eleger representante das religiões de Matriz Africana para o poder legislativo estadual. Especialmente com a vigência da Lei Estadual 13.085/08, a famosa “Lei do Silêncio”, que limita a emissão sonora especificamente em templos religiosos do Rio Grande do Sul e outras tantas leis criadas para coibirem nossa prática religiosa que já vieram... E certamente as que ainda virão.
Nossos candidatos a Deputado Estadual somaram juntos 17.146 votos, pouco mais da metade do mínimo necessário para eleger um Deputado Estadual, sendo 14.006 de Pedro de Oxum, 2.600 de Vera Soares e 540 de Tony. Enquanto os Evangélicos elegeram o Pastor Carlos Gomes com 59.144 votos à Assembléia Legislativa.

Flávio Luiz da Silva de Souza, representante dos afro-religiosos à Câmara Federal obteve 1.047 votos. Enquanto o evangélico Onyx Dornelles Lorenzoni foi eleito Deputado Federal com 84.696 votos.

Onde estão os religiosos de Matriz Africana?

Segundo a Pesquisa Socioeconômica e Cultural das Comunidades Tradicionais de Terreiro - Mapeando o Axé promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Social, a região metropolitana de Porto Alegre tem mais de 3 mil terreiros. Se cada um desses terreiros contasse com 10 eleitores, seriam 30.000 votos apenas nessa região!

14.006 votos é um número expressivo a alguém que não tem história política e se candidata como Babalorixá, faz campanha com guia no pescoço e com o nome do Orixá no santinho. Infelizmente, ainda é insuficiente!

Até quando vamos ter que ficar tentando correr atrás do prejuízo após leis “anti-batuqueiras” serem publicadas? Até quando conseguiremos ainda praticar nossa liturgia com alguma liberdade? Ou será que vamos ter que nos esconder novamente para que não ouçam nossos tambores, sinetas, ou até mesmo o som que emitem nossos Orixás e entidades quando estão na terra?

Os números mostram que há uma GRITANTE falta de consciência política no país. Só no Rio Grande do Sul foram 487.153 votos em branco e 191.199 votos nulos para a Assembléia Legislativa. São 678.352 eleitores que decidiram não votar para Deputado Estadual!

No meio de inúmeros artistas e jogadores de futebol que se candidataram este ano, corruptos assumidos se reelegendo, e tantas outras “novidades”, o que mais me impressiona é a eleição do palhaço Tiririca, com o maior número de votos entre os candidatos a Deputado Federal no Brasil. Alguém em sã consciência consegue imaginar o Tiririca no Congresso Nacional? 1.353.820 paulistas votaram para que vejamos essa cena a partir de 2011! Isso se ele conseguir PROVAR nos próximos dias que não é analfabeto!!! Com o lema “Vote no Tiririca, pior do que está não fica”, o palhaço já fez história!

Espero realmente que Tiririca esteja certo no ponto “pior que está não fica”, porque vendo esse cenário político atual, ........!?!?!?!?!?!?!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010


Egbé apóia encontro inédito na área da Saúde

Evento reunirá tradições de matriz africana, pesquisadores e gestores públicos


Lideranças de diferentes tradições de matriz africana de todo o país, organizações governamentais e não-governamentais, pesquisadores e especialistas da área da Saúde estarão reunidos no Didá-Ará – Primeiro Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e Saúde: Comunidades Tradicionais de Terreiro Integrando Saberes, Fortalecendo Vínculos e Construindo o SUS, de 26 a 29 de janeiro de 2010. O evento, que integra a programação do Fórum Social Mundial, tem por objetivo dar visibilidade aos saberes tradicionais dos terreiros na construção de estratégias de interlocução entre estes espaços sagrados e o Sistema Único de Saúde.

A II Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa fará a abertura do evento, no dia 25 de janeiro, com concentração às 16h no Largo Glênio Peres.


SERVIÇO:


EVENTO: Didá-Ará – I Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e Saúde: Comunidades Tradicionais de Terreiro Integrando Saberes, Fortalecendo Vínculos e Construindo o SUS


LOCAL: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, 6681 - Partenon - Porto Alegre/RS), no auditório e sala anexa do prédio 50.


DATA: De 26 a 29 de janeiro de 2010, das 8h as 19h15.


VALOR: Entrada Franca.


INSCRIÇÕES: Pré-inscrições somente no site www.dida-ara.blogspot.com com vagas limitadas.


PROMOÇÃO: Faculdade de Psicologia – PUCRS através do Grupo de Pesquisa Processos Organizações dos Pequenos Grupos.

REALIZAÇÃO:

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde / Núcleo-RS

Comunidade Terreiro Ilê Axé Iyemonjá Omi Olodô

FINANCIAMENTO:

Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGPP do Ministério da Saúde


INFORMAÇÕES:

Pablo Carvalho

Telefone:(51) 9321.5258

www.dida-ara.blogspot.com

email: dida.ara@gmail.com


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...